O SEO para e-commerce é uma estratégia fundamental para a sua empresa performar bem na Black Friday.
O Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) é o conjunto de estratégias, que juntas, vão potencializar o posicionamento do seu site em motores de busca, como o Google. Para que pessoas que procuram por assunto ou produtos como o seu, te encontrem mais facilmente, de forma orgânica.
E por que é tão importante trabalhar o SEO na Black Friday? Porque esta data é excelente para o comércio vender mais, mas é também um período de muita concorrência. Todos estão lançando ofertas e grandes promoções, então se destacar torna-se um trabalho bem difícil. Outro motivo é que as pessoas pesquisam no Google por produtos e serviços nesta data.
Aí você pode pensar: Eu posso investir em tráfego pago e logo me destaco. Mas veja bem, nesta data, pequenas, médias e grandes empresas estão anunciando. Então o leilão de um anúncio sobe, deixando o lead com um valor muito mais alto que estaria em outras datas menos concorridas.
O tráfego pago é uma excelente forma de conseguir vendas (você pode sim aliar ele à sua estratégia da Black Friday), mas pode custar um pouco caro na data. Então invista também em tráfego orgânico, que pode custar menos e trazer grande performance, através de estratégias de SEO.
Pensando em formas de fazer o seu site performar, trouxemos estratégias de SEO para serem aplicadas na página antes da Black Friday. Assim, quando esta data chegar, o seu site estará em uma posição de destaque nas buscas orgânicas.
Siga lendo sobre cada uma delas!
A Experiência do usuário (UX design) e SEO estão interligados, não dá para negar! Um estudo recente realizado comprova que coisas como o tempo de carregamento de página e taxa de rejeição, que é a taxa que mede o quanto os usuários não interagem com o conteúdo do seu site, estão diretamente ligados ao baixo desempenho orgânico de um site.
Os algoritmos analisam o comportamento dos usuários em sites, com métricas diretamente ligadas à experiência do usuário, a fim de oferecer a melhor experiência para eles.
Então sites com problemas de carregamento de página ou de elementos, baixo tempo de permanência dos usuários, taxa de rejeição alta e CTR (proporção entre impressões e cliques), não conseguem alcançar um bom posicionamento orgânico.
Então trabalhar a experiência do usuário no seu site, deve fazer parte da sua estratégia de SEO para a Black Friday.
As imagens da sua loja virtual são parte muito importante do SEO do site. E acabam sendo negligenciadas muitas vezes. Saiba que o Google não lê visualmente a imagem, mas sim a descrição/texto dela.
Crie um texto alternativo para as imagens na hora de colocá-las no seu site. O texto seria a descrição literal do que está na imagem. O texto alternativo está ligado à usabilidade das imagens. Se alguém está vendo o seu site e a figura/foto não carrega, o texto alternativo vai aparecer.
Existem três formas de trabalhar links para uma boa performance de SEO. Essa é uma estratégia simples de ser aplicada.
A primeira é trazer em seus conteúdos (blog posts) links internos. Ou seja, links do seu próprio site. Você pode direcionar para outros conteúdos postados e para a home do seu site.
A segunda é trazer links externos. Os links externos são aqueles que levam o leitor para fora do seu site. Neste caso, você pode usar links de páginas de terceiros ou link para whatsapp, YouTube, por exemplo. Só deve ficar atento para não colocar links de concorrentes.
A terceira forma é ter o link do seu site em outras páginas na internet. Ou seja, da mesma forma como você cita terceiros nos seus conteúdos, outras páginas citarem você nos deles. Os chamados backlinks. Neste caso, você pode conseguir páginas para fazer parcerias.
Uma outra forma de ter seu link na página de terceiros, é buscar citações ao seu nome na internet, mas que não estão com o link do seu site. Como assim? Vamos te explicar!
Você pode fazer buscas no Google por palavras exatas. Buscando o nome da sua empresa entre aspas: “nome da empresa”. E olhe os resultados, verificando se há citação relevante à sua empresa, se sim, você entra em contato e sugere para que a pessoa coloque o seu link. Assim, você terá mais backlinks!
Neste caso, o trabalho é maior que o de conseguir empresas parceiras.
Outra estratégia de SEO para e-commerce é usar palavras-chave muito específicas, o que chamamos de palavra-chave cauda longa. Elas são palavras muito mais assertivas que palavras abrangentes.
Usando palavras-chave muito específicas do seu mercado, é mais fácil de conseguir alcançar melhores resultados em buscas orgânicas, pois elas trazem um tráfego mais qualificado de pessoas para o seu site.
Agora você já sabe algumas estratégias de SEO assertivas para a Black Friday! E nós, da BranchStack, podemos te ajudar nesta jornada de melhorar a sua performance em uma data tão significativa para o comércio.
Vamos performar o seu e-commerce?
Solicite uma conversa com um de nossos consultores clicando aqui! E logo um especialista entrará em contato.