UX para e-commerce: Como otimizar a loja virtual e melhorar a experiência do cliente

Trabalhar no UX para e-commerce é uma excelente estratégia para conseguir uma melhor performance em vendas. Pois quando trabalhamos a otimização de um site e focamos em melhorar a experiência do cliente, a jornada de compra do usuário se torna mais curta e facilitada.

O UX, a abreviação de um termo em inglês, User Experience, é o conjunto de elementos relativos à experiência do usuário dentro de uma página na internet, que podem gerar um contato negativo ou positivo.

Você pode ter páginas atrativas, com uma copywriting persuasiva e mesmo assim não ter bons resultados por estar gerando uma experiência negativa ao usuário que entra no seu e-commerce. 

O bounce, que é o abandono da página logo após o acesso, pode estar acontecendo na sua loja virtual devido a alguns motivos específicos, como carregamento de página e imagens lentos, ausência de botões, ausência de elementos e áreas clicáveis, entre outros.

Então, neste conteúdo, vamos te mostrar o que fazer para otimizar a sua loja virtual e melhorar a experiência do cliente, através de elementos de UX para e-commerce. Trouxemos 5 passos para você implementar na sua loja virtual.

1 - Layout do seu e-commerce

Em um e-commerce, um layout funcional e atrativo facilita a navegação do usuário ao longo de todo o caminho da compra. Ele interfere no conforto que o usuário sente dentro da loja, contribuindo para uma boa experiência.

Então, segue algumas dicas de Ux para e-commerce sobre layout:

  • A identidade da empresa deve ser transmitida no layout para gerar identificação com a marca;
  • Defina no máximo 2 ou 3 tipografias nas páginas, estilos de botões e ícones. Defina também a paleta de cores (priorizando as cores da identidade visual);
  • O uso de muitos recursos visuais nem sempre é a melhor escolha para atrair os usuários. Pois o descanso visual é positivo também.
  • Separe e destaque elementos, para servir de orientação ao olhar do leitor.

2 - Elementos interativos que compõem a loja

Quando falamos de elementos interativos, estamos nos referindo a tudo que é clicável ou que deveria ser (segundo o comportamento do usuário dentro da página). 

Através de uma ferramenta de análise de página, você pode identificar se o seu site está se comportando como esperado, se os botões estão funcionando corretamente, se eles estão direcionando o usuário para o lugar certo. Também se as imagens estão abrindo, entre outros.

E tem um outra coisa, inclusive muito importante, que uma ferramenta pode identificar: Se está havendo uma alta taxa de rage clicks, que são os cliques que usuários fazem repetidamente em áreas que não são clicáveis, os cliques de frustração. 

Os rage clicks mostram que a sua loja não está se comportando como esperado pelo usuário. Esses cliques podem ter sido feitos em imagens, em banners, em títulos, entre outros elementos que aqueles usuários acreditavam ser clicáveis para direcioná-los a outros ambientes.

Você pode resolver esse problema do seu e-commerce, analisando a jornada dos clientes e identificando quais áreas podem ser clicáveis/interativas, fazendo as adequações necessárias para uma experiência positiva do cliente.

3 - Velocidade de carregamento

A lentidão no carregamento da página principal, de imagens e de links dentro da página precisam ser resolvidos no seu e-commerce. A menor velocidade no carregamento reduz o bounce rate e aumenta as page views. E então, você pode fazer algumas otimizações.

Carregamento da página

O tempo de carregamento da sua página deve ser de menos de 3 segundos. Sendo 2 segundos um tempo médio. E de 1 para baixo, um tempo excelente. E para diminuir este tempo de carregamento para o usuário, você precisa:

  • Reduzir o peso das suas Imagens (vamos falar mais no próximo tópico);
  • Melhorar o tempo de resposta do servidor, que está atrelada ao tempo de carregamento da página;
  • Usar o armazenamento em cache do navegador do usuário, para que não seja necessário carregar tudo novamente sempre que ele entrar;
  • Evitar usar conexão HTTPS em toda navegação, deixando só quando necessário, como na página de pagamento;
  • Evitar usar tabelas para organização de informações.

Carregamento de imagens

Use imagens sempre reduzidas. Você também pode deixá-las em lazy load, deixando o carregamento dos elementos mais pesados para o fim, ou somente quando entrarem no campo de visão. Ou seja, adiar a inicialização da imagem até o ponto em que ele é realmente necessário, assim esse carregamento não atrapalha o carregamento da página. 

4 - Simplificação da navegação

A simplificação da navegação é feita quando você possibilita que a compra no seu e-commerce seja feita com o menor número de cliques possíveis. Você pode incluir algumas otimizações, como: 

  • Categorias de produtos no site para guiar o consumidor dentro da sua loja virtual;
  • Incluir botão de busca para facilitar a compra de clientes que já entram na loja em busca de algo específico;
  • Pode fazer uso de breadcrumbs, para permitir ao usuário identificar rapidamente em qual página se encontra e o caminho que foi feito para chegar até ali;
  • E deixar botões de contato em destaque para que o usuário inicie uma conversa com a sua equipe mais facilmente.

5 - Design responsivo para mobile

Pense em mobile antes mesmo de pensar no formato desktop, quando for fazer a implementação do seu e-commerce. Isso porque o canal mobile só cresce, então quando falamos em UX para e-commerce, precisamos pensar sempre no design responsivo.

O seu e-commerce precisa ter um formato que se adapte a diversos formatos de telas e dispositivos, para atender aos consumidores que preferem comprar por dispositivos móveis.  

Agora você já sabe como otimizar a sua loja virtual e gerar uma melhor experiência para o usuário, através de estratégias de UX para e-commerce.

Para ler mais sobre UX Design, siga navegando no nosso blog e descubra outros conteúdos ricos que te ajudarão bastante. E para implementar essas estratégias de otimização no seu e-commerce, pode contar com a nossa ajuda. 

Clique aqui e saiba mais como levamos soluções de evolução e performance para a sua loja virtual!

+10 anos de experiência
Equipe certificada em VTEX,Shopify, Wapstore e RD Station
Sistemas focadosem Performance